Práticas Narrativas e Orientação Profissional: a possibilidade de desconstrução de estereótipos ligados às profissões

Autores

  • Karol Conti Frabetti
  • Caroline Thomazelli
  • Marianne Ramos Feijó
  • Mario Lázaro Camargo
  • Hugo Ferrari Cardoso

Palavras-chave:

Orientação profissional, narrativas, estereótipos, profissões

Resumo

Processos de Orientação Profissional de bases sistêmicas novoparadigmáticas e construcionistas, objetivam que seus participantes reflitam sobre si mesmos, sobre as relações e contextos que permeiam as questões de trabalho e de desenvolvimento, atreladas aos pedidos, às dificuldades e aos objetivos que expressam ao profissional. Este artigo propõe uma reflexão sobre a desconstrução de estereótipos construídos em torno de profissões, via pesquisa realizada em duas etapas: a) levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo e LILACS; b) pesquisa qualitativa com participação de 38 profissionais de diversas áreas, acessados por meio da técnica snow ball, que possibilitou compreender os estereótipos socialmente mantidos a respeito das profissões.

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Biografia do Autor

Karol Conti Frabetti

Psicóloga, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, Brasil

Caroline Thomazelli

Psicóloga, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, Brasil

Marianne Ramos Feijó

Professora Assistente Doutora, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, Brasil, membro do grupo do CNPq/Unesp “Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT)”

Mario Lázaro Camargo

Professor Assistente Doutor, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, Brasil, membro do grupo do CNPq/Unesp “Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT)”

Hugo Ferrari Cardoso

Professor Assistente Doutor, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, Brasil, membro do grupo do CNPq/Unesp “Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT)”

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Como Citar

Frabetti, K. C., Thomazelli, C., Feijó, M. R., Camargo, M. L., & Cardoso, H. F. (2015). Práticas Narrativas e Orientação Profissional: a possibilidade de desconstrução de estereótipos ligados às profissões. Nova Perspectiva Sistêmica, 24(53), 41–55. Recuperado de https://www.revistanps.com.br/nps/article/view/145

Edição

Seção

Artigos