O especialista relacional na terapia familiar de fundamentação epistemiológica construcionista social

Giovanna Cabral Doricci, Laura Ferreira Crovador, Pedro Pablo Sampaio Martins

Resumo


Este artigo descreve algumas refle-
xões e questionamentos sobre a postura do nãosaber em terapia colaborativa. A postura do não
saber é sempre útil? Os conhecimentos prévios
do terapeuta devem, necessariamente, seremsilenciados para se obter uma relação colabora-
tiva? Essas e outras questões são trabalhadas efundamentadas teoricamente ao longo do artigo.Buscamos descrever diferentes sentidos relacio-
nados à postura do não saber e as implicaçõesque decorrem desses sentidos na prática do te-
rapeuta familiar. Por meio de uma análise teóri-
ca, apresentamos como conclusão a postura doespecialista relacional como uma possibilidadeinserida na terapia de fundamentação epistemo-
lógica construcionista social e, também, comouma postura que pode manter a responsividadee a colaboração entre terapeuta e cliente. Espe-
ramos com este artigo contribuir para o início deum diálogo no campo que reconheça as especia-
lidades tradicionais, ou seja, os conteúdos espe-
cíficos de conhecimentos dos terapeutas, comopotencialmente úteis, a depender do modo como
são utilizadas na prática da terapia familiar.

Palavras-chave


Terapia familiar; Terapia colaborativa; Construcionismo social

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