Histórias que fortalecem profissionais em um contexto de adoecimento progressivo

Autores

  • Carolina Gonzaga Sanches Jorquera
  • Vanja David dos Santos Araújo

Palavras-chave:

Doenças neuromusculares, profissional de saúde, práticas narrativas, documento coletivo

Resumo

Este artigo descreve o processo de construção de um contexto de diálogo e colaboração em uma equipe multidisciplinar, especializada em pacientes com doenças neuromusculares. A equipe experimenta diariamente sentimentos de impotência diante da precocidade da morte e da incerteza do futuro, por vezes sem espaço para serem compartilhados na rotina de trabalho. Relata especificamente, a produção de um documento coletivo e posteriormente a realização de uma cerimônia de definição, ambos inspirados nas chamadas Práticas Narrativas Coletivas descritas por David Denborough. Narrar e renarrar histórias vividas com os pacientes, ressaltando habilidades e conhecimentos da equipe ao enfrentar as dificuldades para estar da melhor maneira possível com tais pacientes e seus familiares, colaborou para o fortalecimento da equipe e proporcionou o início de uma grande rede conversacional sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Gonzaga Sanches Jorquera

Mestre em Psicologia Clínica, Terapeuta de família e de casal e Psicóloga do Setor de Psicologia Infantil da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente - Ibirapuera)

Vanja David dos Santos Araújo

Psicoterapeuta narrativa e colaborativa, Arte-terapeuta, Docente no curso de formação de Terapia de Família e Casal do Instituto Familiae (entre 2010 e 2015)

Referências

Andersen, T. (2002). Processos Reflexivos. Trad. Rosa Maria Bergallo. Rio de Janeiro: NOOS.

Camargo-Borges, C. (2010). Terapia social: desenvolvimento humano e mudança social. Arquivos Brasileiros de Psicologia; Rio de Janeiro, 62 (3): 1-114.

Denborough, D. (2008). Práticas Narrativas Coletivas: trabalhando com indivíduos, grupos e comunidades que vivenciaram traumas. São Paulo: Dulwich Centre Publications.

Müller, A. (s/d). Práticas Narrativas Coletivas. Recuperado em 12 setembro, 2014, de http://www.terapianarrativa.com.br/praticas.html

Reed, U. (2002). Doenças neuromusculares. Jornal de Pediatria. Vol. 78, Supl.1.

White, M. (2012). Mapas da Prática Narrativa. Porto Alegre: Pacartes.

Downloads

Como Citar

Jorquera, C. G. S., & Araújo, V. D. dos S. (2015). Histórias que fortalecem profissionais em um contexto de adoecimento progressivo. Nova Perspectiva Sistêmica, 24(53), 24–40. Recuperado de https://www.revistanps.com.br/nps/article/view/143

Edição

Seção

Artigos