Contribuições de um Trabalho Grupal Multifamiliar para as Famílias Participantes

  • Denise Gelain
  • Doris Waldow Familiare Instituto Sistêmico de Florianópolis/SC
Palavras-chave: grupo multifamiliar, trabalho grupal, famílias, conversações, reflexões.

Resumo

Este artigo discute as contribuições de um trabalho grupal multifamiliar para as famílias participantes. Para tanto, utilizamos como modalidade de pesquisa um estudo de caso, através da análise das narrativas dos membros das famílias.  Consideramos como base teórica e de discussão o enfoque sistêmico, o construcionismo social e as práticas narrativas. O objetivo foi o de refletir sobre as contribuições que o trabalho grupal multifamiliar proporcionou para as famílias participantes. Algumas das contribuições observadas foram: o resgate de recursos familiares e de ligações intergeracionais, o fortalecimento de vínculos entre pessoas da mesma família e o surgimento de novas formas de pensar. Consideramos o trabalho como uma modalidade que incita inúmeras reflexões e possibilita mudanças significativas na forma de pensar, sentir, agir e vivenciar as situações vividas em família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andersen, T. (1998). Reflexões sobre a reflexão com as famílias. In S. McNamee & K. J. Gergen (Eds.). A terapia como construção social. Porto Alegre: Artes Médicas.

Andersen, T. (2002). Processos reflexivos. Rio de Janeiro: Instituto NOOS.

Anderson, H. & Goolishian, H. (1998). O Cliente é o especialista: A abordagem terapêutica do não-saber. In S. McNamee & K. J. Gergen (Eds.). A terapia como construção social. Porto Alegre: Artes Médicas.

Barreto, A. (2005). Terapia comunitária passo-a-passo (Vol. 1, pp. 37-98). Fortaleza: Gráfica LCR.

Biasoli-Alves, Z.M.M. (2001). Crianças e adolescentes: A questão da tolerância na socialização das gerações mais novas. In Z.M.M. Biasoli-Alves & R. Fischmann (Eds.). Crianças e adolescentes: construindo uma cultura da tolerância. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.

Carter, B. & McGoldrick, M. (1995). As Mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar (2a ed.). In B. Carter & M. McGoldrick (Eds.). As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. Porto Alegre: Artmed.

Costa, L. F., Conceição, M. I. G. & Sudbrack, M. F. O. (2010). O psicólogo na comunidade: abordagem psicossocial e grupal às famílias. Nova perspectiva sistêmica. 38, 119-126.

Duque, D. F. (2001). Prevenção da violência em comunidade carente de Florianópolis. Trabalho apresentado no Congresso Internacional de Terapia Familiar, Porto Alegre, RS.

Garcia Preto, N. (1995). Transformação do sistema familiar na adolescência. In B. Carter & M. McGoldrick. (Eds.). As Mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. (2a ed.). Porto Alegre: Artmed.

Gelain, D. G. (2010). Contribuições de um trabalho grupal multifamiliar para as famílias participantes. Monografia de Especialização. Orientação de Doris Waldow. Familiare Instituto Sistêmico, Florianópolis, SC.

Grandesso, M. A. (ago. de 2005). Terapia Comunitária: um contexto de fortalecimento de indivíduos, famílias e redes. Família e Comunidade, 2(1), 103-114.

Guanaes, C. (2006). A construção da mudança em terapia de grupo: um enfoque construcionista social. São Paulo: Vetor.

Moujan, O. F. & Mazieres, C. R. de (1978). Grupo de padres. Terapia familiar: Estructura, patologia y terapéutica del grupo familiar. Ano 1 - n. 2. 44-76.

Ravazzola, M. C., Barilari, S. & Mazieres, G. (1997). A Família como grupo e o grupo como família. In D. E. Zimerman & L. C. Osório (Eds.). Como trabalhamos com grupos? Porto Alegre: Artes Médicas.

White, M. & Epston, D. (1993). Medios narrativos para fines terapéuticos. Barcelona: Paidós.

White, M. (1995). Reescribir la vida. Barcelona: Ed. Gedisa.

Como Citar
Gelain, D., & Waldow, D. (1). Contribuições de um Trabalho Grupal Multifamiliar para as Famílias Participantes. Nova Perspectiva Sistêmica, 21(42), 92-106. Recuperado de https://www.revistanps.com.br/nps/article/view/225
Seção
Artigos