Ateliês em curso – tecendo metodologias de facilitação

Autores

  • Cecilia Abrahamsson
  • Cintia Lopes Rangel
  • Cristina Fonseca Ribeiro
  • Delaine Martins Costa
  • Flora Moana Van De Beuque
  • Heloisa Rodrigues da Costa
  • Jorge Bergallo
  • Leonora Corsini
  • Luciana Abrahamsson
  • Maria Beatriz Costamilan
  • Marilia Lopes Modesto
  • Monica Meurer de Miranda
  • Regina Peregrino Ribeiro
  • Rosana Rapizo
  • Sandra Mara de Mello Lopes
  • Sandra Santos

Palavras-chave:

grupo, facilitação, comunidades de aprendizagem, construcionismo social

Resumo

Este artigo é uma narrativa construída coletivamente por pessoas que participaram do Curso de Teoria e Prática com Grupos realizado em 2012 e 2013 no Instituto Noos e continuaram após o final do curso em um novo grupo denominado Formação Continuada até a presente data. O artigo pretende realizar uma narrativa reflexiva sobre esta trajetória. Ele aborda algumas de nossas premissas a respeito de comunidades de aprendizagem e construção coletiva de conhecimento, alinhadas com o construcionismo social e com o pensamento de autores como Paulo Freire, Donald Schön, Sheila McNamee e Saúl Fuks. Destacamos a forma de trabalhar que chamamos ateliê e seus pilares: o acordo de convivência, falar de si e a facilitação/o facilitador.

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Biografia do Autor

Cecilia Abrahamsson

Instituto Noos

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Como Citar

Abrahamsson, C., Rangel, C. L., Ribeiro, C. F., Costa, D. M., Beuque, F. M. V. D., Costa, H. R. da, Bergallo, J., Corsini, L., Abrahamsson, L., Costamilan, M. B., Modesto, M. L., Miranda, M. M. de, Ribeiro, R. P., Rapizo, R., Lopes, S. M. de M., & Santos, S. (2016). Ateliês em curso – tecendo metodologias de facilitação. Nova Perspectiva Sistêmica, 25(56), 22–33. Recuperado de https://www.revistanps.com.br/nps/article/view/238

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Artigos