Adolescentes e redes sociais: violência de gênero, sexting e cyberbullying no filme Ferrugem

Autores

  • Silvia Renata Lordello Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF
  • Lara Souza Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF
  • Letícia de Amorim Mota Coelho Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v28i65.538

Palavras-chave:

Sexting, Cyberbullying, Adolescência, Recursos Terapêuticos, Intervenções

Resumo

Neste artigo, buscou-se apresentar reflexões teóricas, à luz da perspectiva sistêmica, sobre os conceitos da violência de gênero, do sexting e do cyberbullying retratados no filme brasileiro “Ferrugem”, lançado em 2018. O filme aborda uma temática presente na realidade da juventude, destacando riscos na utilização das redes sociais e os impactos da exposição não autorizada de imagens íntimas. Foram elaboradas cinco seções temáticas a partir da narrativa apresentada, com o intuito de explanar conceitos e analisar os fenômenos de maneira dialógica: (a) a subjetivação dos adolescentes na era digital; (b) os reflexos do sexismo nas relações entre os jovens; (c) o desenvolvimento de processos identitários articulados às dinâmicas familiares; (d) a corresponsabilização do ofensor sexual adolescente; (e) repercussões e implicações para as intervenções em diferentes campos. O filme “Ferrugem” expõe demandas complexas e nos convoca a agir para intervir nesses contextos, descortinando e visibilizando as práticas de sexting e cyberbullying.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Renata Lordello, Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF

É psicóloga e pedagoga pela Universidade de Brasília, docente no Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília e Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura na Universidade de
Brasília.

Lara Souza, Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF

É psicóloga e bacharela formada pela Universidade de Brasília. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura. Pós-Graduada em Terapia Analítico-Comportamental Infantil pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento.

Letícia de Amorim Mota Coelho, Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF

É psicóloga, bacharela e licenciada pela Universidade de Brasília. Residente do Programa de Saúde Mental Adulto da Escola de Ciências da Saúde, vinculada à Secretaria da Saúde do Distrito Federal.

Downloads

Publicado

12/31/2019

Como Citar

Lordello, S. R., Souza, L., & Coelho, L. de A. M. (2019). Adolescentes e redes sociais: violência de gênero, sexting e cyberbullying no filme Ferrugem. Nova Perspectiva Sistêmica, 28(65), 68–81. https://doi.org/10.38034/nps.v28i65.538

Edição

Seção

Artigos