Grupos com Cuidadores de Pessoas com Doença de Parkinson (DP): um convite à reflexão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v29i68.547

Palavras-chave:

grupos, cuidadores, Doença de Parkinson

Resumo

O artigo convida à reflexão sobre a importância dos diálogos em grupos de pessoas com (DP) e com seus cuidadores. Estes são grupos de pessoas com limitações sociais, devido aos efeitos do processo de envelhecimento, da DP e, no caso dos cuidadores, da atenção ao paciente. A reflexão proposta é fruto de diversas ações de pesquisa e de extensão, com destaque para o relato sobre grupos de partilha com cuidadores de pessoas com DP, que com o objetivo de gerar espaços de trocas e de atenção aos cuidadores, resultaram em reflexões relevantes, inclusive sobre a importância do diálogo entre pessoas com DP e entre cuidadores. Os principais temas, sugeridos pelos cuidadores do grupo de partilha, foram: sobrecarga do cuidador familiar, relação cuidador-pessoa com DP, práticas que promovam o cuidado, o desenvolvimento, a convivência, o lazer e a autonomia dos participantes. O grupo de partilha é parte de um projeto de extensão interinstitucional e transdisciplinar, está embasado em pesquisas de cunho sistêmico sobre a importância da rede social significativa à saúde humana (SLUZKI, 1997) e passará a ocorrer também com pessoas com DP, com um foco cada vez mais reflexivo e voltado à ampliação e manutenção da convivência de pessoas com DP e de cuidadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marianne Ramos Feijó, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia, Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Bauru, SP

Professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências - Departamento de Psicologia (Bauru, SP, Brasil) e professora de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na Unesp. Psicóloga, Especialista em Terapia Familiar e de Casal, Mestre e Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP), Pós-Doutora em Psicobiologia (UNIFESP).

Fábio Augusto Barbieri, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Física, Laboratório de Pesquisa em Movimento Humano (MOVI-LAB), Bauru, SP

Professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências - Departamento de Educação Física (Bauru - SP, Brasil) e professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade-Interunidades na UNESP (Capes - 5). Bacharel em Educação Física (2004) e mestre em Ciências da Motricidade (2007) pela UNESP. Doutor em Ciências da Motricidade pela UNESP (2012) e Ph.D. em Human Movement Science pela VU Amsterdam University (Holanda - 2013). Pós-Doutor em Educação Física pela UNESP (2015).

Tafnes Ikegami, Universidade Estadual Paulista -UNESP Bauru, Departamento de Psicologia, SP, Bauru, SP

Graduanda em Psicologia na Universidade Estadual Paulista - UNESP Bauru; organizadora do Grupo de Partilha de Cuidadores de Pessoas com Doença de Parkinson no projeto Ativa Parkinson do Laboratório de Pesquisa em Movimento Humano (MOVI-LAB) e Bolsista no Programa PET-Saúde/Interprofissionalidade.

Bianca Augusto, Universidade Estadual Paulista -UNESP Bauru, Departamento de Psicologia, SP, Bauru, SP

Graduanda em Psicologia na Universidade Estadual Paulista - UNESP Bauru  com experiência em  grupos reflexivos com cuidadores de pessoas com Doença de Parkinson no projeto Ativa Parkinson do Laboratório de Pesquisa em Movimento Humano (MOVI-LAB).

Carolina Silva Gaspar, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Psicóloga do TJSP - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Especialista em Intervenções Sistêmicas e Terapia Familiar pela FAMERP, São José do Rio Preto, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

04/28/2021

Como Citar

Ramos Feijó, M., Barbieri, F. A., Ikegami, T., Augusto, B., & Gaspar, C. S. (2021). Grupos com Cuidadores de Pessoas com Doença de Parkinson (DP): um convite à reflexão. Nova Perspectiva Sistêmica, 29(68), 31–45. https://doi.org/10.38034/nps.v29i68.547

Edição

Seção

Artigos