Uma clínica para a adoção

contexto de proteção e cuidado na terapia familiar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v32i75.720

Palavras-chave:

adoção, terapia familiar, trabalho terapêutico

Resumo

Este texto busca evidenciar como a adoção, em seus caminhos e especificidades, pode se beneficiar peculiarmente da Terapia Familiar; no entanto, pode ser visto como um ensaio, devido ao seu caráter de registro de uma clínica em construção, seja pelo recente tempo histórico em que opera nesse campo em nosso país, de forma a ser oficialmente demandada enquanto tal, seja por chamar para si um universo teórico já existente, ao mesmo tempo em que inaugura novos olhares e conceitos para ser reconhecida em sua legitimidade e competência. Nessa condição, foram eleitos alguns aspectos, entre os inúmeros que transitam na vida de adotados e adotantes – tantos quantos poderiam estar presentes na subjetividade de cada sujeito que experimenta essa vivência – apenas por iluminarem as reflexões aqui apresentadas, embora não tenham a pretensão de contemplar a complexidade dessas experiências, nem de as representar como padrão. Trata-se, portanto, de delinear um campo, no qual o trabalho terapêutico funciona de modo inclusivo, apoiado no diálogo, no reconhecimento da relevância de todos os envolvidos e na aposta da potência do desejo, na viabilização e na criação conjunta de novas configurações familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Bambini Vasconcellos, Instituto Noos

Membro do Instituto Noos; Integrante fundadora do PertenSer, Grupo Terapêutico voltado ao atendimento de famílias em processo de adoção e/ou situação de rompimento dos laços relacionais.
Currículo: Pedagoga e Terapeuta de Casal e Família, Membro do Instituto Noos, atuando na Clínica Social, Integrante fundadora do PertenSer, Grupo Terapêutico voltado ao atendimento de famílias em processo de adoção e/ou situação de rompimento dos laços relacionais. Formadora da equipe da Instituição de Acolhimento CAMID.

Downloads

Publicado

04/01/2023

Como Citar

Bambini Vasconcellos, M. L. (2023). Uma clínica para a adoção: contexto de proteção e cuidado na terapia familiar. Nova Perspectiva Sistêmica, 32(75), 26–37. https://doi.org/10.38034/nps.v32i75.720

Edição

Seção

Artigos