Um por todos e todos por um: trabalhando as vivências e contribuições de um grupo de familiares de homens com Transtornos Alimentares

Autores

  • Rosa Maria Stefanini Macedo PUC-SP
  • Ester Schomer PUC-SP

Palavras-chave:

Transtornos alimentares, grupo reflexivo de família, anorexia masculina

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender de que forma os membros de famílias de homens com Transtornos Alimentares atribuem significado à sua experiência por meio da participação em 20 sessões terapêuticas em Grupo Reflexivo visando, com esse procedimento, o melhor engajamento de seus filhos no tratamento ambulatorial, conforme resultados de vários estudos científicos relatados na literatura. De acordo com a perspectiva construcionista social, o grupo foi concebido como um espaço de conversação onde novas realidades são construídas e significadas por meio da negociação de sentidos entre os participantes. O “agenciamento” proposto pela teoria adotada foi observado, manifestando-se em atitudes dos membros das famílias e em suas intenções de: manterem-se mais próximos de seus filhos, participarem mais de seu tratamento e fazerem esforços para encarar as dificuldades, encorajando-os a fazer o mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria Stefanini Macedo, PUC-SP

Dra em Psicologia – Profa Titular PUC-SP – Coordenadora do Núcleo Família e Comunidade (NUFAC)

Ester Schomer, PUC-SP

Psicóloga Clinica – HCSP -  Especialista em Terapia Familiar e de Casal – NUFAC – PUC-SP

Referências

ANDERSEN, A.E., HOLMAN, J.E. (1997) Males with eating disorders: challenges for treatment and research. Psychopharmacol. BILL, v. 33v p. 391-397.

ANDERSON, H., GOOLISHIAN, H E., WINDERMAN, L. (1986) Problem determined systems: towards transformation in family therapy. Journal of Strategic and Systemic Therapies, 1986, n. 5; págs. 1-13.

ANDERSON, H; GOOLISHIAN, H. (1993). O cliente é o especialista: Uma abordagem para a terapia a partir de uma posição de não saber. Nova Perspectiva Sistêmica, 2, n.3, p.8-24, 1993.

CORDÁS T.A., CLAUDINO A.M. (2002). Transtornos alimentares: fundamentos históricos, Rev. Bras. Psiquiatria 24 (Supl III): 3-6.

GRANDESSO, M.A. (2000). Sobre a reconstrução do significado: uma análise epistemológica e hermenêutica da prática clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo.

GUANAES, C. (2006). A construção da mudança em terapia de grupo: um enfoque construcionista social. São Paulo: Vetor.

MINUCHIN, S., ROSMAN, B.L.Y., BAKER, L. (1978). Psychosomatic families: Anorexia nervosa in context. Cambridge: Harvard University Press.

NUNES, M.A e col. Transtornos Alimentares e Obesidade. Porto Alegre: Artmed, 2006.

ONNIS, L. (1990). Terapia Familiar de los Transtornos Psicosomaticos. Buenos Aires.

SCHOMER, E.Z. Um por todos e todos por um: Um estudo sobre as possíveis contribuições e vivências de um grupo reflexivo de familiares de pacientes homens com transtornos alimentares. Monografia PUC-SP, 2008.

STIERLIN, H., WEBER, G. (1990). Que hay detrás de la puerta de la família? Barcelona: GEDISA, 1990.

VASCONCELLOS, M.J.E. (2002). Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. Campinas: Papirus, 2002.

WHITE, M.; EPSTON, D. Narrative Means to Therapeutic Ends. Nova York, Londres ,1990.

Downloads

Publicado

05/17/2016

Como Citar

Macedo, R. M. S., & Schomer, E. (2016). Um por todos e todos por um: trabalhando as vivências e contribuições de um grupo de familiares de homens com Transtornos Alimentares. Nova Perspectiva Sistêmica, 20(40), 26–38. Recuperado de https://www.revistanps.com.br/nps/article/view/82

Edição

Seção

Artigos