A Construção de um Projeto de Mediação de Conflitos e de Cultura de Paz : etapas e desafios

Autores

  • Marianne Ramos Feijó
  • Patrícia Liberali Stelata
  • Margarida Toledo
  • Lídia Bonduki
  • Andrea Chiareto
  • Dani Ciasca
  • Olga Lembo
  • Roberta Maria de Lima
  • Ivanise Helena
  • Monica Galano
  • Jurema Silva
  • Carmen Cecci

Resumo

O presente artigo relata a experiência de construção e de acompanhamento de um projeto de Mediação de Conflitos e de Cultura de Paz em uma instituição social na área de educação. O projeto teve seu início em 2007, com seis etapas iniciais para sensibilização e implantação; atualmente, constitui-se de atividades educacionais, de prevenção e de mediação de conflitos, envolvendo colaboradores, educandos e seus familiares, ou seja:  crianças, jovens e adultos, em sua grande maioria, habitantes de uma região paulistana com alto índice de violência e de vulnerabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marianne Ramos Feijó

Coordenadora do Projeto de Mediação de Conflitos na Fundação Gol de Letra, Professora e Supervisora dos Cursos de Mediação da PUC-SP/Cogeae, Terapia Familiar e Intervenções Sistêmicas da PUC-SP, FAMERP, FTSA e UNIFESP. São Paulo, Brasil.

Patrícia Liberali Stelata

Coordenadora Pedagógica da Fundação Gol de Letra.

Margarida Toledo

Educadora e Mediadora de Conflitos voluntária  na Fundação Gol de Letra.

Lídia Bonduki

Educadora e Mediadora de Conflitos voluntária na Fundação Gol de Letra.

Andrea Chiareto

Educadora e Mediadora de Conflitos voluntária  na Fundação Gol de Letra.

Dani Ciasca

Educador e Mediador de Conflitos voluntário  na Fundação Gol de Letra.

Olga Lembo

Coordenadora do Programa Comunidades (área social) e de Disseminação da Fundação Gol de Letra.

Roberta Maria de Lima

Assistente de Coordenação da Área Social da Fundação Gol de Letra.

Ivanise Helena

Assistente Social responsável pelo Projeto Família nos Programas da Fundação Gol de Letra.

Monica Galano

Coordenadora do Curso de Mediação da PUC-SP/Cogeae, Consultora do  Projeto de Mediação de Conflitos na Fundação Gol de Letra, Professora dos Cursos de  Terapia Familiar e Intervenções Sistêmicas da PUC-SP, FAMERP e UNIFESP.

Jurema Silva

Professora do Curso de Mediação da PUC-SP/Cogeae, Mediadora do  Projeto de Mediação de Conflitos na Fundação Gol de Letra, Coordenadora do Projeto de Mediação de Conflitos na 12ª Vara de Família do Fórum João Mendes.

Carmen Cecci

Psicopedagoga, Professora de Português, Professora da Equipe que ministra o Curso Educação para Valores Humanos do Centro Sai Barra Funda

Referências

ANEXA. Associação de Alunos e de Ex-alunos do Núcleo de Família e de Comunidade da PUC-SP. Workshop sobre Mediação Escolar com Mônica Barbagallo. Colégio Batista em 2006.

BERTALANFFY, L.VON. Teoria Geral dos Sistemas. Petrópolis:Vozes, 1977.

CAPRA, F. O Ponto de Mutação. São Paulo:Cultrix, 1982.

ECA. Estatuto da Criança e do adolescente. Lei 8069 de 13 de julho de 1990.

ESTEVES DE VASCONCELOS, M.J. Pensamento Sistêmico. O novo paradigma da ciência. Campinas: Papirus, 2002.

______________________________________. Pensamento Sistêmico Novo-paradigmático: novo-paradigmático por quê? Revista Família e Comunidade - Núcleo de Família e Comunidade do Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP. v.1n.1 São Paulo: Via Lettera, mai, 2004.

FEIJÓ, M. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica), 252 fls. A família e os projetos sociais voltados para jovens: impacto e participação. NUFAC - PUC-SP, São Paulo, 2008.

GALANO, M.H. Mediação, uma nova mentalidade. In: Oliveira, A (Org) Métodos de Resolução de controversias São Paulo: Ed LTR, 1999.

GRANDESSO, M. Sobre a reconstrução do significado: uma análise epistemológica e hermenêutica da prática clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000

IANINI, N., PERES, E . La convivência em La escuela :um hecho, uma construccion. Paidos . Mexico 2000.

MARKUS, M. Resolucion de conflicto em lãs escuela . IN Mediadores em Red La revista . Buenos Aires . Março 2003

MORÉ, Carmen L.O.; MACEDO, Rosa M.S. de. A Psicologia na Comunidade: uma proposta de intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.

ONU. UN Resolutions A/RES/52/13: Culture of Peace, 1998. http://www.un-documents.net/a52r13.htm. Acesso em 22/05/2011.

PEACE EDUCATION FOUNDATION, 2011 http://www.peace-ed.org/whoarewe/pef-history.pdf Acesso em 10 de maio de 2011.

RAMOS MEJÌA, Cecília . El Viaje Mágico de Anselmo. La convivencia pacífica y la mediación escolar en la educación inicial e primaria. Buenos Aires: Librería Histórica, 2006.

RESCHKE, Tatiana. Dissertação de Mestrado, 249fls .Valores humanos nas práticas pedagógicas: Instituto Sri Sathya Sai de Educação do Brasil, na cidade de Curitiba, PR.. Programa Interdisciplinar em Educação da Universidade São Marcos, 2008.

SCHNITMAN, Dora. Redes y sistemas. Revista Familia e Comunidade/ Núcleo de Família e Comunidade do Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP. 3 (1) p. 1 -20, São Paulo: Via Lettera, nov., 2006.

_________________. Enfoque Sistêmico em famílias. Revista Família e Comunidade/Núcleo de Família e Comunidade do Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP. v.1n.1 São Paulo: Via Lettera, nov., 2004.

SUARES, Marines. Mediación.Conducción de disputas, comunicación y técnicas. Buenos Aires: Paidós, 1996.

UNESCO, 2011. Acesso ao site http://www3.unesco.org em 22 de maio de 2011.

ZAMPA , Daniel M . Mediacion Educativa y resolucion de conflitos . Buenos Aires: Ed Novedade Educativas, 2005

Downloads

Publicado

05/17/2016

Como Citar

Feijó, M. R., Stelata, P. L., Toledo, M., Bonduki, L., Chiareto, A., Ciasca, D., Lembo, O., Lima, R. M. de, Helena, I., Galano, M., Silva, J., & Cecci, C. (2016). A Construção de um Projeto de Mediação de Conflitos e de Cultura de Paz : etapas e desafios. Nova Perspectiva Sistêmica, 20(40), 83–98. Recuperado de https://www.revistanps.com.br/nps/article/view/86

Edição

Seção

Artigos