A conversa interna do terapeuta na prática da terapia de família
lidando com as complexidades dos encontros terapêuticos com famílias
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v35i85.952Palavras-chave:
terapeuta, família, terapia, conversa interna, self do terapeutaResumo
De acordo com alguns autores, o conceito de conversa interna do terapeuta apresenta mais do que princípios gerais, tais como a curiosidade, a neutralidade ou o não saber. Este artigo apresenta algumas ideias sobre as conversas internas dos terapeutas que podem auxiliar a lidar com as complexidades dos encontros terapêuticos com as famílias. Como uma regra, o encontro do terapeuta com membros da família, pela primeira vez, encontra um grupo de pessoas apreensivas com o que o futuro reserva a elas. Alguns membros da família chegam sem reservas, outros nem tanto. Frequentemente, mas nem sempre, um dos pais está mais envolvido do que outros membros da família e toma a iniciativa de entrar em contato com um terapeuta. Quase sempre, eles parecem ter medo de serem julgados e — pior de tudo — serem rejeitados pelo terapeuta. Na última parte do artigo, um estudo de caso é apresentado, o que ilustra como o conceito de conversa interna do terapeuta pode ajudar clientes a falar e refletir sobre suas vivências, algumas ainda desconhecidas na prática terapêutica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).














