O visível e o invisível do nosso amor

Autores

  • Denise Mendes Gomes Instituto Sistemas Humanos

Resumo

O artigo de Maria José Lima (2014) sobre o viver em família na contemporaneidade me levou a refletir sobre os processos de construção da reciprocidade e da colaboração numa família. Deslocou-me para o centro de algumas cenas de convivência familiar de que tomei parte e me fez recordar de relatos que vivenciei na clínica com famílias em que via serem tecidos os nós da reciprocidade através dos fios da colaboração. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Mendes Gomes, Instituto Sistemas Humanos

Psicóloga, terapeuta
individual, de casais e
famílias. Mestre e doutora em
psicologia social pela USP.
Formadora no Instituto
Sistemas Humanos.

Referências

Bateson, G. (2000). Social Planning and the Concept of Deutero-Learning. In: G. Bateson. Steps to an Ecology of Mind. Chicago e Londres: The University of Chicago Press.

Gomes, D. M. (2001). Relações entre mitos religiosos e mitos familiares. In: A. G. Marilene (Org.). Terapia e justiça social: respostas éticas a questões de dor em terapia. São Paulo: Associação de Terapia Familiar.

Gomes, D. M. (2003). – Itinerário de crenças no tecer de redes sociais familiares: relações entre mitos religiosos e mitos familiares em famílias adventistas do sétimo dia. Tese de doutorado. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, São Paulo.

Gomes, D. M., Bruscagin, C., Sávio, A., Fontes, F. (Org.) (2008). Religiosidade e psicoterapia. São Paulo: Roca.

Gomes, D. M. (2011). Tutores de resiliência na família. In: L. C. Osório, M.E.P. Valle. Manual de terapia familiar volume II. São Paulo: Artmed.

Lima, M. J. (2014). Viver em Família na Contemporaneidade. Nova Perspectiva Sistêmica. (pp. 88-99). Rio de Janeiro.

Maturana, H. (1989). Emociones y lenguage en educacion y política. 4a. Ed. Santiago de Chile: Hachete.

Singly, F. (2007). Sociologia da família contemporânea. 6a. edição. Rio de Janeiro: Editora FGV.

Downloads

Publicado

06/23/2016

Como Citar

Mendes Gomes, D. (2016). O visível e o invisível do nosso amor. Nova Perspectiva Sistêmica, 23(50), 120–123. Recuperado de https://www.revistanps.com.br/nps/article/view/97

Edição

Seção

Ecos