Vínculos que se transformam:

quando irmãos se tornam pais e filhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v30i71.625

Palavras-chave:

Tutela, irmãos, família, vínculo, cuidador

Resumo

A prática da tutela implica em mudanças significativas nas estruturas familiares contemporâneas. Usualmente os processos de tutela são formalizados junto ao poder judiciário, porém muitos ainda acontecem de forma espontânea. Contudo poucos estudos contemplam a realidade dessas famílias. No presente artigo realizou-se uma discussão teórico-prática, através de um estudo de caso, com base em um caso clínico em atendimento familiar em um serviço-escola de uma universidade privada do sul do país. Buscou-se compreender a relação entre uma irmã mais velha e sua irmã mais nova, para quem a primeira se torna uma referência de cuidado , bem como o processo de tutela entre irmãos, pensando nas repercussões que não ter esse processo judicializado pode acarretar para esse caso. A análise do atendimento familiar permitiu reflexões sobre a importância de alguém ocupar o espaço de cuidador para a criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Trindade Eberhardt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especializanda em Terapia Sistêmica Individual, Conjugal e Familiar no Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI).

Monique Souza Schwochow, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS

Psicóloga e Supervisora Clínica no Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre e doutoranda em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

03/17/2022

Como Citar

Trindade Eberhardt, A. P., & Schwochow, M. S. (2022). Vínculos que se transformam:: quando irmãos se tornam pais e filhos. Nova Perspectiva Sistêmica, 30(71), 72–84. https://doi.org/10.38034/nps.v30i71.625

Edição

Seção

Artigos