Desenvolvimento de autoconhecimento e projeto de vida na Orientação Vocacional: um relato de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v29i68.518

Palavras-chave:

Orientação Vocacional, Adolescência, autoconhecimento, processos reflexivos

Resumo

A Orientação Vocacional (OV) quando realizada com adolescentes estimula o autoconhecimento, a formação de habilidades, competências e conhecimentos requeridos para a elaboração de projetos de vida, inclusive promove suporte psicológico a esses sujeitos que enfrentam diversos desafios nessa etapa do ciclo vital. Nesta direção, relata-se um caso de OV cujo participante foi um jovem de 22 anos, matriculado em um cursinho pré-vestibular público. A intervenção teve caráter informativo e formativo, foi subsidiada por epistemologias construtivistas e socioconstrucionistas, almejou o desenvolvimento do autoconhecimento e a facilitação da construção de projetos de vida. Ao longo dos sete encontros o orientando conseguiu se perceber em uma trama de relações sociais as quais influenciam a constituição de seu modo de ser. À guisa de conclusão, a estrutura da OV praticada reuniu elementos da ordem clínica e educacional, tais características favoreceram o desenvolvimento de recursos pessoais para o planejamento e execução do projeto de vida do participante.

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Biografia do Autor

José Tadeu Acuna, Programa de pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Universi-dade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, SP

Psicólogo. Pedagogo. Mestre e doutorando em psicologia do desenvolvimento e aprendizagem. Atualmente desenvolve pesquisas em Psicologia Social, Psicologia Escolar e Educacional.

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Publicado

04/28/2021

Como Citar

Acuna, J. T. (2021). Desenvolvimento de autoconhecimento e projeto de vida na Orientação Vocacional: um relato de caso. Nova Perspectiva Sistêmica, 29(68), 91–104. https://doi.org/10.38034/nps.v29i68.518

Edição

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Artigos